Aproveito setembro para fazer um desabafo

 Querido leitor,

  Eis meu desabafo...

Foto: Google Images

 Medo, tristeza, insegurança, incerteza, solidão, frustração, angústia, ansiedade. É um turbilhão de sentimentos. Ânimo e energia vão e vêm. A vontade de se isolar se instala. As crises de choro se tornam constantes, sem motivos aparentes para isso. A autoestima diminui. O interesse pelas atividades que antes me eram prazeirosas já não é tanto. As coisas mais banais ganham um incrível poder de irritabilidade. A melancolia é companheira a maior parte do dia, quase todos os dias.

 Depressão não é frescura! Não é querer aparecer, chamar atenção. Não é estar na "fossa"ou "deprê". Não é ser "baixo-astral". Não é fraqueza de caráter. Não é falta de fé. Não é falta de Deus. Aliás, crer que o Mestre Jesus está a meu lado, apesar das muitas dificuldades e contrariedades no caminho, é uma injeção de esperança, trazendo serenidade, confiança e alegria à vida.

 Acordar e ver o olhar doce e terno do meu doguinho é algo que me motiva a levantar da cama e isso é uma benção. A rotina de afazeres e cuidados, fazer carinho, conversar com esse meu amigo amoroso e fiel me ajudam a manter a saúde física e mental. Pets são incríveis, pois fazem com que todos a sua volta se sintam muito amados e sentir-se assim é essencial para quem está com depressão.

 O mês de setembro foi escolhido para promover a prevenção à depressão e ao suicídio. Ainda hoje são assuntos tidos como tabu, mas falar sobre eles é importante, pois é através da informação que muitos casos de suicídio podem ser evitados e de depressão tratados. Pessoas depressivas, com familiares ou amigos depressivos poderão, assim, entender melhor o que é depressão, seus sintomas e tratamentos mais adequados. 

 Este ano, a pandemia da COVID-19 parece ter contribuído para o adoecimento da saúde mental, não apenas daqueles em isolamento social, mas também dos que precisam sair de casa para trabalhar, pois são tomados pelo medo de contrair o vírus nas ruas. Tive e ainda tenho medo de ser exposta, ficar doente, não resistir, de perder amigos ou parentes. Resolvi, não me alienar sobre o assunto COVID, mas não consumir informação em excesso.

 A criação de uma nova rotina se fez urgente e, entre as lavagens das mãos e desinfecções com álcool em gel, leio um livro, faço um curso online, pratico exercícios, yoga, medito, converso com amigos e parentes por videoconferência. Retomei antigos prazeres e descobri novos.

 Enfim, este post foi escrito para dizer que a depressão é algo sério e um assunto a ser abordado de forma cuidadosa. Não é frescura! Não é uma escolha! A Organização Mundial da Saúde (OMS) apurou que 5% da população mundial, ou seja, cerca de 350 milhões de pessoas, sofre de depressão. Estima-se que até o ano de 2030 esta será a doença mais comum do mundo, acometendo mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde. É importante que a sociedade se conscientize, olhe ao seu redor e ajude a quem precisa. O primeiro passo é ter empatia, é entender que ninguém fica doente ou permanece doente porque quer. Existe o desejo de melhorar, mas é difícil conseguir sozinho. Não é o fato de você não ver a doença que a torna inexistente. Se você se importa, demonstre o seu apoio. Incentive a procura por uma ajuda profissional. 

É isso!

Vai ficar tudo bem!

Fico por aqui!

Até a próxima! 😉😘

Comentários

Postagens mais visitadas