Mãe das Américas, rogai por nós!

Hoje é comemorado o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira de toda a América!
Foi num sábado do ano de 1531 que a Virgem Maria apareceu a um indígena chamado Juan Diego, na colina de Tepeyac. Nossa Senhora pediu ao índio que fosse até o bispo e lhe dissesse que construísse naquele lugar um santuário para a honra e glória de Deus Pai:
"Juanito, o menor de meus filhos, eu sou a sempre Virgem Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Desejo vivamente que me construa aqui um templo, para nele mostrar e prodigalizar todo meu amor, compaixão, auxílio e defesa a todos os moradores desta terra e a todos os que me invoquem e em Mim confiem. Vá ao Senhor Bispo e lhe diga que desejo um templo neste plano. Anda e ponha nisso todo seu esforço".
O bispo, no entanto, pediu um sinal da Virgem a Juan Diego, que, de volta à colina, encontrou Maria e lhe contou o que havia ocorrido. Ela disse ao indígena que voltasse no dia seguinte que lhe daria o sinal. Juan Diego não pode fazer o que lhe pedira a Virgem, pois seu tio Juan Bernardino estava muito doente. Na madrugada de 12 de dezembro, o índio partiu às pressas em busca de um sacerdote, pois seu tio estava morrendo. A fim de evitar o encontro com Nossa Senhora, Juanito tomou outro caminho, mas Maria foi a seu encontro e lhe perguntou aonde ia. Envergonhado, ele explicou à Virgem o que estava acontecendo, ao que ela lhe respondeu:

“Escute, meu filho, não há nada que temer, não fique preocupado nem assustado; não tema esta doença, nem outro qualquer dissabor ou aflição. Não estou eu aqui, a seu lado? Eu sou a sua Mãe dadivosa. Acaso não o escolhi para mim e o tomei aos meus cuidados? Que deseja mais do que isto? Não permita que nada o aflija e o perturbe. Quanto à doença do seu tio, ela não é mortal. Eu lhe peço, acredite agora mesmo, porque ele já está curado. Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao Bispo. Diga-lhe em meu nome que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita…”
Diante de Dom Zumárraga, Juan Diego desdobrou seu manto e as rosas que ali carregava caíram ao chão, revelando o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, pintada prodigiosamente em seu poncho. O bispo, então, levou o manto do humilde indígena para a capela onde, em meio às lágrimas, pediu perdão à Mãe de Deus.
Quando Juan Diego foi visitar seu tio, este lhe contou que também a vira:
“Eu também a vi. Ela veio a esta casa e falou a mim. Disse-me também que desejava a construção de um templo na colina de Tepeyac e que sua imagem seria chamada de ‘Santa Maria de Guadalupe’, embora não tenha explicado o porquê”.
O santuário foi construído e, em 12 de outubro de 1945, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada "Padroeira de toda a América", pelo Papa Pio XII.
Este ano, recebi a graça de poder assistir a uma missa na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e a emoção que senti é algo indescritível! Agradeço a Deus por esse maravilhoso presente!
 
 
Ó gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira das Américas, rogai por nós junto a Teu Filho Jesus e acolhei-nos no aconchego do teu manto. Ouve, mãe querida, as nossas preces!
 
 
 
 

Fontes:
 
Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira de toda a América. http://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-de-guadalupe-padroeira-de-toda-a-america/
 
A História de Nossa Senhora de Guadalupe.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas